Qualidade Dimas

QCP - Qualidade, compromisso e participação

O QCP é um sistema que mede a satisfação do Cliente Ford e a qualidade dos serviços prestados pelos Distribuidores, por meio de pesquisas periódicas. A implementação do projeto no Brasil ocorreu a partir de 1990 e hoje é o maior meio pelo qual a montadora classifica os Distribuidores. A Ford envia, para os clientes que adquirirem um Ford 0 km, três questionários (Após a Venda, após a 1ª Revisão ou Serviço em Garantia e 12 meses).

O objetivo principal é avaliar cada Distribuidor Ford de acordo com as expectativas dos clientes. Lembre-se: A Ford enviará o questionário à sua residência ou via e-mail. Responda-o via internet e concorra a um New Fiesta Hatch 0 km, além de ganhar um brinde surpresa na Dimas Automóveis.


Programa Peso

O Programa PESO consiste num sistema de avaliação que atribui notas aos distribuidores de acordo com o seu desempenho em diversos itens, como instalações, operação de serviços, peças, vendas, treinamento e satisfação dos clientes.

Seguindo uma pontuação, o Distribuidor é classificado em quatro categorias, recebendo prêmios e incentivos proporcionais à sua colocação.

Para alcançar este padrão, a montadora e a rede de Distribuidores realizam investimentos fortes que abrangem desde o padrão arquitetônico adotado nas instalações, passando pelos equipamentos disponíveis nas oficinas, até chegar na adaptação do horário de atendimento e o treinamento dos técnicos e vendedores.


Chairman's Award

O Chairman’s Award premia anualmente 12 Distribuidores Ford que alcançarem melhores índices de satisfação no atendimento ao cliente, tanto em vendas de veículos, como no pós-vendas.

Os responsáveis por essa classificação são os próprios clientes, através do preenchimento da Pesquisa de QCP – Qualidades, Compromisso e Participação.

Os Distribuidores são avaliados através da soma dos resultados acumulados (janeiro a dezembro) das quatro questões do QCP, conforme segue:

  • Satisfação geral com vendas
  • Recomendação em vendas
  • Satisfação geral com serviços
  • Recomendação em serviços

Ouvidoria

Ouvidoria é um canal de comunicação com a empresa, responsável por receber elogios, reclamações, denúncias, criticas e sugestões dos clientes, quanto aos serviços e atendimento prestado pela Empresa e seus Colaboradores.